Hoje trago-vos uma receita de um doce intemporal. A tarte Tatin nasceu em França, perto de Paris e reza a lenda que terá surgido de um erro na execução de uma simples tarte de maçã.
Nesta receita, as maçãs são caramelizadas em manteiga e açúcar até irem ao forno para a massa folhada cozer e ficar crocante. Com o tempo, foram também explorados outros ingredientes na confecção da tarte (pêras, pêssegos, ameixas...), mas a original é mesmo assim :)
Faz-se literalmente em 45 minutos e serve para um lanche guloso ou para uma sobremesa mais levezinha.
A receita que vos trago é do chef Darren Purchese e saquei-a num dos episódios do meu TV show favorito (como devem ter percebido) Masterchef Australia.
Tarte Tatin
(rende em média 8 fatias)
- 4 maçãs
- 1 embalagem de massa folhada circular
- 110g de manteiga
- 130g de açúcar
- 1(ou1/2) vagem de baunilha
Pré-aquecer o forno a 180ºC. Numa frigideira anti-aderente apropriada para ir ao forno (diâmetro~26cm), espalhar a manteiga aos cubinhos e cobrir com o açúcar. Colocar a vagem de baunilha por cima, assim como as sementes.
Cobrir a mistura com as maçãs descascadas e cortadas às metades (parte convexa para cima). Cobrir com a massa folhada e fixá-la debaixo das maçãs. Fazer alguns furos na massa para impedir que inche em demasia. Cozinhar a lume médio/alto durante 15 minutos, sempre molhando a massa com o caramelo que se forma.
Transferir a frigideira para o forno e cozer durante 25-30min até a massa folhada alourar.
Retirar do forno, deixar arrefecer um par de minutos e desenformar, virando a tarte para um prato.
Servir com uma bola de gelado.
Bom Aspeto:) Yumm:) Obrigada Bjs Karina
ResponderEliminarNovo:http://openklosetfashion.blogspot.pt/2016/08/cachorro-portuguesa-traditional.html#disqus_thread
Instagram:@openklosetbykarina